Jogadores
    Nova Geração
    Pergunte
    Ranking
    Links
    Classificados
    Escolar
    Histórico
    Artigos
    Coaches Corner


Se você é assinante,
digite login e senha:


 

    Fale Conosco
    Cadastre-se
    Seja Correspondente
    Galeria de Craques
    Wallpapers


mapa do site

Novidades

 

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E A INICIAÇÃO NO BASQUETEBOL

Por: Prof. Reginaldo P. Bielinski 

O controle do próprio corpo, com o domínio dos movimentos, é a primeira manifestação inteligente do ser humano.

Se uma criança exercitasse sozinha seu próprio físico, sem uma orientação, por menor que fosse, ela iria desenvolver vários movimentos em função de suas necessidades; mas este seria um processo penoso, e de baixa eficiência.

Por isso é que ela é auxiliada; estimulada em seus primeiros esforços, levada a pegar objetos, a se deslocar com suas próprias forças, a descobrir progressivamente suas capacidades físicas, aprendendo a utilizá-las em benefício de suas necessidades, principalmente a da sua própria segurança.

Com o desenvolvimento biológico da criança, ela vai conquistando um maior domínio sobre o seu corpo, o que permite que se possa atuar no sentido de aperfeiçoar suas habilidades físicas.

É com essa finalidade que surge a Educação Física como instrumento para a educação integral do indivíduo. Ela contribui para o aprimoramento e o aproveitamento integrado de todas as potencialidades físicas, morais e psíquicas do ser humano. 

A Educação Física favorece 

      * O desenvolvimento  biológico                    * A aquisição de habilidades

      *  O fortalecimento da vontade                   * A implantação de hábitos sadios

      * O estímulo à liderança                             * O emprego útil do tempo de lazer

Contribuindo com a Educação Integral no aspecto 

                        Físico                                                           Moral           

            * A conservação da saúde                * A disciplina e a obediência

            * O crescimento harmonioso e sadio   * A tenacidade 

                            Social                                                       Psicológico 

    * O desenvolvimento da sociabilidade          * A aquisição de novas habilidades

    * O espírito de equipe, noção de coletividade     * O controle das emoções

    * O estímulo às tendências de liderança            * A facilitação da aprendizagem

      Intelectual 

*  A aquisição de conhecimentos específicos

*  A familiarização  com a idéia de técnicas

*  O estímulo às atividades de pesquisa 

E O QUE É A EDUCAÇÃO PERMANENTE ? 

A educação não é uma despesa, mas um investimento: os recursos aplicados na educação resultam na melhor qualificação do indivíduo, para assegurar a sua própria subsistência e, como resultado final, permitem o desenvolvimento econômico da própria sociedade, e levam a melhores condições de vida, no rumo do bem estar social.

Mas a educação não é um processo que se limita ao tempo escolar: educação é atividade permanente, que se realiza constantemente, ao longo de toda a vida do indivíduo, devendo, pois, estar sempre à sua disposição.

Cabe à sociedade assegurar as oportunidades de educação, a qualquer momento, e compete ao indivíduo selecionar as prioridades para o atendimento de suas necessidades. Será a própria pessoa quem vai controlar o seu processo de aprendizagem, pois, a ela é que cabe decidir quando se deve dedicar ao desenvolvimento de certa habilidade ou à aquisição de novos conhecimentos.

O mundo é dinâmico, por excelência, e a cada dia se transforma, em função de novas conquistas científicas e tecnológicas – o ser humano precisa (e sabe disso) estar em constante atualização de conhecimentos, para poder acompanhar a modernização da própria vida diária.

Ninguém gosta de ser visto como desatualizado ou ignorante e é por isso que o indivíduo busca atualizar seus conhecimentos; e adquirir novas informações, por intermédio do lazer, é uma forma suave e alegre de não ficar para trás.                                                                                                                             

 

$                              EDUCAÇÃO                       $$$

Menor qualificação

Menor produtividade 

Baixa qualidade de vida

Maior qualificação

 Maior produtividade  

Elevada qualidade de vida

A EDUCAÇÃO FÍSICA SE REFLETE, DIRETAMENTE, EM MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE 

SAÚDE  aumenta a  DISPOSIÇÃO que facilita a  APRENDIZAGEM  resultando  na QUALIFICAÇÃO

Existe uma relação muito estreita entre as possibilidades de desempenho neuromuscular da criança e a sua capacidade de aprendizagem escolar.

O desenvolvimento neuromuscular se aperfeiçoa por meio das experiências em atividades físicas, oportunidade que é exclusiva para cada indivíduo – cada um vive uma experiência que é única, pessoal, intransferível, quando na prática da atividade física.

Isto cresce de significado quando se considera o atual quadro urbano, que impõe  a reclusão da criança ao ambiente da sua própria residência, sem o maravilhoso enriquecimento da “descoberta do mundo, lá fora”.

Assim a Educação Física, nos primeiros anos escolares, não se pode restringir à promoção de brincadeiras para as crianças, (embora brincar seja importante e tenha o seu lugar e momento), apenas para dar um tempo de descanso aos demais professores.

Nessa fase inicial, o principal objetivo da Educação Física é estimular e facilitar o domínio completo do corpo, por parte das crianças.

O aprimoramento dessa habilidade deve ser o ponto de partida para qualquer outra forma de aprendizagem motora posterior e – como todos os estudos científicos confirmam – é um pré-requisito inerente ao desenvolvimento intelectual normal.

Em função da faixa etária atendida, a Escolinha de Basquetebol é uma atividade complementar, reforçadora do processo educacional da mais alta eficácia.

No campo da Educação Física, ela propicia um dos momentos de máxima obtenção da atenção e da participação do aluno, pois, ele estará ali, por sua própria vontade, para fazer  uma atividade lúdica; o que é, por si só, o maior fator de motivação individual.

Contando com essa vantagem  sobre as demais atividades do elenco educacional da escola formal, ela não se pode limitar, apenas, à prática do basquetebol, enquanto lazer.

A relação professor / aluno – ponto crítico do processo de aprendizagem --, adquire, na Escolinha, um ar de cumplicidade, de companheirismo. 

ESCOLINHA DE BASQUETEBOL, BRINCAR E EDUCAR 

A Escolinha de Basquetebol é uma oportunidade para o lazer das crianças – mas já vimos que não é só isso que se pode obter.

De um modo geral, o lazer é visualizado como uma atividade informal, campo essencialmente livre para a criatividade e aberto à qualquer pessoa. Assim essa Escolinha — que é um instrumento formal, instituído — ­­ terá que buscar a máxima descontração, sendo tão informal quanto possível. Começa-se, desse modo, a perceber a sua complexidade: valorizar o não-formal a partir de uma estrutura formal.

Como solução para recuperar valores humanos, que foram relegados a um plano secundário pela urbanização desordenada, a Escolinha propicia, também, a oportunidade de uma experiência inigualável, além do lazer puro e simples. E porquê ?

A identificação da criança com o professor de Educação Física é uma constatação efetiva: ali está um companheiro de brincadeiras, uma pessoa “mais velha”, que entretanto, “sabe brincar”. Tal identificação possibilita o levantamento de barreiras e a anulação de bloqueios, por parte da criança, diante do representante da autoridade e, nesse nível de igualdade, o que vier a ser dito pelo professor será muito mais aceito pelo aluno. Cresce, pois, a responsabilidade desse profissional: além de ser o orientador de uma atividade de lazer, não poderá furtar-se ao papel de agente de apoio ao processo educacional, cabendo-lhe o cuidado de não ultrapassar os limites da sua função de apoio: um reforçador dos valores úteis para a vida dos seus alunos, na condição de “colega mais velho”.

Fica muito nítido, então, que o orientador de uma Escolinha de Basquetebol não pode ser apenas um expert em basquetebol ou em desenvolvimento de habilidades motoras — será imprescindível que ele se posicione como um educador.

E O QUE É SER UM EDUCADOR ? 

A Educação é um processo que ocorre através de “redes e estruturas sociais”. Por meio dele repassa-se o conhecimento dominado pelo ser humano, de uma geração para outra.

Nos registros do Professor Claudino Pilleti, “educação não se confunde com escolarização, pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação também se dá onde não há escolas”.

Portanto, pode-se dizer que o educador é todo aquele capaz de participar, de modo efetivo, do processo educacional.

Cabe aqui uma consideração muito delicada: o crescimento acelerado das cidades, além de levar à urbanização desordenada e às suas conseqüências, também implicou no desbalanceamento da estrutura familiar, em razão da necessidade de que a maioria dos pais se dirigisse para o mercado de trabalho, reduzindo o convívio com os filhos.

Ora, o ambiente familiar “é o primeiro elemento social que influi na educação”, e quando segmentado (ou desagregado) pela ausência dos pais, ele resulta no surgimento de uma “série de outros problemas: falta de amor, de carinho, de trato adequado, frustração...”

São carências que precisarão ser supridas pela escola – mas a escola não pode assumir, sozinha, tal mister...

Isto vem colocar o professor de Educação Física numa posição de grande evidência, não tanto pela sua figura e pelo seu papel em si, mas pela sua responsabilidade social, uma vez que, mais que um professor, ele é o companheiro preferencial para as brincadeiras, e o natural parceiro para o diálogo curioso das crianças sob seus cuidados. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Sabemos que em nosso país a Educação não é, ainda, uma prioridade real. Uma série de fatores, que não cabe aqui abordar, nos leva a esta dura realidade. Contudo, pelo tempo de luta no esporte, aprendi que existe um campo fértil,  necessitado de pessoas especiais que tenham garra para semeá-lo e colher os frutos produzidos pela educação esportiva!  O melhor exemplo que posso citar no momento, seria lembrar a origem do basquetebol:  devido ao rigor do inverno, que impedia a prática de exercícios ao ar livre, James Naismith, utilizando as cestas que eram utilizadas na colheita no campo, criou o basquetebol, praticado, hoje, por milhões de pessoas em todo o mundo!

Gostaria de encerrar com os versos de uma poesia de Albert Camus, que exprimem o momento que vivemos, em especial  o nosso basquetebol.       

“Já se disse que as grandes idéias

vêm ao mundo mansamente, como pombas.

Talvez então, se ouvirmos com atenção,

escutaremos em meio ao estrépito de impérios e nações,

um discreto bater de asas, o suave acordar

da vida e da esperança.

Alguns dirão que tal esperança jaz numa nação;

outros, num homem.

Eu creio, ao contrário, que ela é despertada,

revivificada, alimentada por milhões de

indivíduos solitários, cujos atos e trabalho

diariamente negam as fronteiras e

as implicações mais cruas da história.

Como resultado, brilha por um breve momento

a verdade, sempre ameaçada,

de que cada e todo homem,

sobre base de seus próprios sofrimentos e

alegrias

Constrói para todos.”

Críticas e sugestões: bbheart@bbheart.com.br