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O TÉCNICO COMO FONTE DE STRESS EM ATLETAS JUVENIS DE BASQUETEBOL E TÊNIS 

Miriam Galdi; Felipe de Paula Santos; Saul Sebastian Orozco Gallegos; Dante De Rose Junior

Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte/Departamento de Esporte/EEFEUSP) 

            O esporte tem inúmeras fontes de stress relacionadas ao processo competitivo. Entre essas fontes, o técnico é citado por atletas de alto nível como uma das mais frequentes (De Rose Jr., 1999). Desta forma, os objetivos deste estudo foram: classificar as situações de stress relacionadas ao técnico, verificar a correlação entre elas em equipes de basquetebol e tênis e identificar quais eram as situações que causavam stress mais elevado em atletas desses dois esportes. A amostra foi constituída por 136 atletas de basquetebol (75 rapazes e 61 moças) e 37 atletas do tênis (19 rapazes e 18 moças) na faixa etária de 15 a 18 anos, todos competindo em eventos oficiais das respectivas federações no Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados foi utilizado um formulário para identificação de situações causadoras de stress, desenvolvido originalmente para o basquetebol e adaptado ao tênis pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte da EEFEUSP. Os questionários foram entregues aos atletas, que tiveram 15 dias para devolvê-los respondidos. Após a compilação das respostas, as situações relacionadas ao técnico (ao todo 17) foram classificadas para cada esporte e sexo, de acordo com o percentual acumulado de respostas dadas nos níveis 4 (provoca muito stress) e 5 (provoca stress muito elevado). A correlação foi obtida através da utilização do Coeficiente de Correlação de Postos de Spearman (rs). Esta correlação mostrou resultados estatisticamente significantes (p < 0.01) em todas as análises: Basquete masc/Basquete fem (rs = 0.86); Tênis masc/Tênis fem (rs = 0.65); Basquete masc/Tênis masc (rs = 0.77); Basquete fem/Tênis fem (rs = 0.72). Esses resultados mostraram que as situações foram classificadas, em ordem de importância, pelos atletas dos diferentes esportes e sexo de forma muito semelhantes. Considerando o grupo total de atletas (n = 173) pode-se determinar, através do percentual de respondentes, as situações relacionadas ao técnico, que mais provocam stress em atletas juvenis: 1º Técnico que privilegia determinado jogador (a); 2º Técnico que não reconhece o esforço do (a) jogador (a); 3º Técnico que só critica; 4º Técnico que só enxerga o lado negativo. Esses resultados mostram que os atletas percebem o técnico como uma figura importante para seu desenvolvimento esportivo e que suas atitudes podem influenciar no comportamento esportivo e desempenho dos mesmos.

       Projeto financiado pela FAPESP

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