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O
TÉCNICO COMO FONTE DE STRESS EM ATLETAS JUVENIS DE
BASQUETEBOL E TÊNIS
Miriam
Galdi; Felipe de Paula
Santos; Saul Sebastian
Orozco Gallegos; Dante
De Rose Junior
Grupo
de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte/Departamento de
Esporte/EEFEUSP)
O esporte tem inúmeras fontes de stress relacionadas ao
processo competitivo. Entre essas fontes, o técnico é citado por
atletas de alto nível como uma das mais frequentes (De Rose Jr.,
1999). Desta forma, os objetivos deste estudo foram: classificar
as situações de stress relacionadas ao técnico, verificar a
correlação entre elas em equipes de basquetebol e tênis e
identificar quais eram as situações que causavam stress mais
elevado em atletas desses dois esportes. A amostra foi constituída
por 136 atletas de basquetebol (75 rapazes e 61 moças) e 37
atletas do tênis (19 rapazes e 18 moças) na faixa etária de 15
a 18 anos, todos competindo em eventos oficiais das respectivas
federações no Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados foi
utilizado um formulário para identificação de situações
causadoras de stress, desenvolvido originalmente para o
basquetebol e adaptado ao tênis pelo Grupo de Estudos e Pesquisa
em Psicologia do Esporte da EEFEUSP. Os questionários foram
entregues aos atletas, que tiveram 15 dias para devolvê-los
respondidos. Após a compilação das respostas, as situações
relacionadas ao técnico (ao todo 17) foram classificadas para
cada esporte e sexo, de acordo com o percentual acumulado de
respostas dadas nos níveis 4 (provoca muito stress) e 5 (provoca
stress muito elevado). A correlação foi obtida através da
utilização do Coeficiente de Correlação de Postos de Spearman
(rs). Esta correlação mostrou resultados estatisticamente
significantes (p < 0.01) em todas as análises: Basquete masc/Basquete
fem (rs = 0.86); Tênis masc/Tênis fem (rs = 0.65); Basquete masc/Tênis
masc (rs = 0.77); Basquete fem/Tênis fem (rs = 0.72). Esses
resultados mostraram que as situações foram classificadas, em
ordem de importância, pelos atletas dos diferentes esportes e
sexo de forma muito semelhantes. Considerando o grupo total de
atletas (n = 173) pode-se determinar, através do percentual de
respondentes, as situações relacionadas ao técnico, que mais
provocam stress em atletas juvenis: 1º Técnico que
privilegia determinado jogador (a); 2º Técnico que não
reconhece o esforço do (a) jogador (a); 3º Técnico
que só critica; 4º Técnico que só enxerga o lado
negativo. Esses resultados mostram que os atletas percebem o técnico
como uma figura importante para seu desenvolvimento esportivo e
que suas atitudes podem influenciar no comportamento esportivo e
desempenho dos mesmos.
Projeto
financiado pela FAPESP
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