Jogadores
    Nova Geração
    Pergunte
    Ranking
    Links
    Classificados
    Escolar
    Histórico
    Artigos
    Coaches Corner


Se você é assinante,
digite login e senha:


 

    Fale Conosco
    Cadastre-se
    Seja Correspondente
    Galeria de Craques
    Wallpapers


mapa do site

Coaches Corner

 


COMO EXPLORAR UM ADVERSÁRIO COM 4 FALTAS

Por Prof. Ms. José Marinho M. Dias Neto

O artigo 54.1 da regra oito do basquetebol dispõe o seguinte: “Um jogador que tenha cometido cinco faltas, sejam pessoais e/ou técnicas, deverá ser informado do fato e deve deixar o jogo imediatamente...”.
Todo atleta (principalmente os jogadores chaves do adversário) que comete sua quarta falta tende naturalmente a se preservar no intuito continuar em quadra. Esta situação deverá ser explorada como instrumento de uma possível vantagem ofensiva. Infelizmente, este tipo de conduta não vem sendo utilizado com freqüência por nossos treinadores. É bastante comum um jogador importante do oponente permanecer longo período em quadra mesmo estando “pendurado”. Não existe, na maioria das equipes, uma ou mais variações de jogadas para explorar esta situação. Não adianta simplesmente passar a bola para quem está sendo marcado pelo oponente com quatro faltas. A defesa irá naturalmente se estruturar para ajudar o jogador em questão tirando espaços do ataque, a ofensiva perderá seu padrão de execução normal e o jogador no limite de faltas continuará em quadra. Isto é, o tiro sairá pela culatra.
Todos os jogadores de ataque deverão se posicionar convenientemente, dificultando a cobertura e servindo de opção em caso de desequilíbrio defensivo. A bola deve, de preferência, começar do lado oposto de onde ação irá realmente ocorrer. O principal objetivo é fazer com que o atacante explore o defensor com quatro faltas em sua melhor característica ofensiva. Se existe vantagem de estatura, que a movimentação termine perto da cesta. Se existe vantagem em velocidade, que a jogada acabe num 1x1. Caso o jogador esteja marcando sua pior opção ofensiva, sua jogada de propiciar uma situação que demande uma troca de defesa. Mesmo em casos de marcação por zona, o setor a ser guarnecido pelo jogador “pendurado” deve ser fustigado. É preciso ter disciplina tática e altruísmo para tirar vantagem desta situação. Muitos pontos poderão ser obtidos e, melhor, um bom jogador adversário poderá ter que ser substituído. Vale a pena! 

Vamos à prática:

SITUAÇÃO 1

- 4 vai para o lado oposto da bola
-
1 joga dois a dois com 3, que vai para o lado oposto da bola
- 5 faz bloqueio para 2 entrar
-
1 pode passar para 2 no deslocamento ou esperar a situação de 1x1, tanto de frente como de costas para cesta
-
3 chama atenção da defesa usando os bloqueios de 4 e 5 e indo para a cabeça do garrafão (1 deverá ir para o lado oposto da bola)

SITUAÇÃO 2:

- 1 passa para 3 e vai para o canto da quadra
-
3 joga dois a dois com 5 e passa a bola para 4, que passará para 2
-
1 faz um bloqueio nas costas de 5 (back pick)
- Caso o jogador
3 seja o alvo, ele receberá dois bloqueios (de 5 e de 1) após passar a bola para 4 (figura 4)

SITUAÇÃO 3:


-
1 dribla para lateral enquanto 4 vai ao fundo e 3 desce para depois subir usando o bloqueio de 5
-
1 passa a bola para 3 que joga 1x1, de preferência para o lado esquerdo. 2 afunda para dificultar a ajuda