Jogadores
    Nova Geração
    Pergunte
    Ranking
    Links
    Classificados
    Escolar
    Histórico
    Artigos
    Coaches Corner


Se você é assinante,
digite login e senha:


 

    Fale Conosco
    Cadastre-se
    Seja Correspondente
    Galeria de Craques
    Wallpapers


mapa do site

Novidades

 

DIFICULDADES DIDÁTICAS NAS AULAS DE BASQUETEBOL
Por: Prof. Ms. José Marinho

A disciplina Esportes Coletivos III – Basquetebol do curso de graduação em Educação Física da UNIGRANRIO é dividida em três momentos: Aulas práticas e teóricas sobre os fundamentos, aulas teóricas sobre didática do basquetebol e as micro-aulas dos alunos. O objetivo deste estudo é apontar as principais dificuldades didáticas no ensino dos fundamentos nas aulas de basquetebol e inferir sobre suas possíveis causas. As turmas foram divididas em grupos de quatro componentes. Cada grupo recebeu por sorteio uma das cinco subunidades-tema (controle do corpo/manejo de bola, passe, drible, arremesso e bandeja) para elaboração e aplicação de uma micro-aula. Todos os 15 grupos planejaram previamente uma atividade de aquecimento, um educativo e dois jogos em progressão pedagógica sobre o tema que lhe coube (roteiro da micro-aula) a serem desenvolvidos em 20 minutos para 12 alunos da turma sem restrições de recursos materiais. Após a execução de cada micro-aula, a turma e o professor discutiram as virtudes e os problemas didáticos encontrados. As dificuldades didáticas foram divididas em dois tipos: Problemas na elaboração das atividades e problemas no desenvolvimento da aula.

As principais dificuldades observadas foram as seguintes:

Na elaboração:

- 73,3% dos grupos erraram na escolha das atividades (com erros técnicos, sem lógica, sem relação com o sub-tema, pouco motivadoras, etc)

- 46,7% apresentaram falhas no domínio do conteúdo

- 40,0% se descuidaram da rentabilidade (poucos alunos em ação, poucas repetições dos fundamentos, mau aproveitamento do material)

No desenvolvimento:

- 73,3% dos grupos tiveram dificuldades na condução da atividade (regras da atividade não cumpridas, falta de motivação, problemas na voz ativa, etc...)

- 66,7% apresentaram problemas na explicação das atividades, tornando-as incompletas, repetitivas ou mesmo incoerentes com o roteiro

- 60,0% cometeram algum deslize de posicionamento em quadra ou de linguajar técnico

Conclui-se que a queda de popularidade do basquetebol nos últimos tempos tem tornado os alunos de Educação Física menos afeitos às regras do esporte, suas características e seus fundamentos. Além disto, existe falta de interesse e comprometimento dos discentes no aprofundamento do conteúdo e na seleção de estratégias em livros, artigos, sites, etc. Por fim, as disciplinas dos cursos de licenciatura devem reservar maior espaço em seus planejamentos às aulas práticas e ao exercício docente.

Críticas e sugestões: bbheart@bbheart.com.br