DIFICULDADES DIDÁTICAS NAS AULAS DE BASQUETEBOL
Por: Prof.
Ms. José Marinho
A disciplina Esportes Coletivos III
– Basquetebol do curso de graduação em Educação Física da
UNIGRANRIO é dividida em três momentos: Aulas práticas e teóricas
sobre os fundamentos, aulas teóricas sobre didática do basquetebol
e as micro-aulas dos alunos. O objetivo deste estudo é apontar as
principais dificuldades didáticas no ensino dos fundamentos nas
aulas de basquetebol e inferir sobre suas possíveis causas. As
turmas foram divididas em grupos de quatro componentes. Cada grupo
recebeu por sorteio uma das cinco subunidades-tema (controle do
corpo/manejo de bola, passe, drible, arremesso e bandeja) para
elaboração e aplicação de uma micro-aula. Todos os 15 grupos
planejaram previamente uma atividade de aquecimento, um educativo
e dois jogos em progressão pedagógica sobre o tema que lhe coube
(roteiro da micro-aula) a serem desenvolvidos em 20 minutos para
12 alunos da turma sem restrições de recursos materiais. Após a
execução de cada micro-aula, a turma e o professor discutiram as
virtudes e os problemas didáticos encontrados. As dificuldades
didáticas foram divididas em dois tipos: Problemas na elaboração
das atividades e problemas no desenvolvimento da aula.
As principais dificuldades
observadas foram as seguintes:
Na elaboração:
- 73,3% dos grupos erraram na
escolha das atividades (com erros técnicos, sem lógica, sem
relação com o sub-tema, pouco motivadoras, etc)
- 46,7% apresentaram falhas no
domínio do conteúdo
- 40,0% se descuidaram da
rentabilidade (poucos alunos em ação, poucas repetições dos
fundamentos, mau aproveitamento do material)
No desenvolvimento:
- 73,3% dos grupos tiveram
dificuldades na condução da atividade (regras da atividade não
cumpridas, falta de motivação, problemas na voz ativa, etc...)
- 66,7% apresentaram problemas na
explicação das atividades, tornando-as incompletas, repetitivas ou
mesmo incoerentes com o roteiro
- 60,0% cometeram algum deslize de
posicionamento em quadra ou de linguajar técnico
Conclui-se que a queda de
popularidade do basquetebol nos últimos tempos tem tornado os
alunos de Educação Física menos afeitos às regras do esporte, suas
características e seus fundamentos. Além disto, existe falta de
interesse e comprometimento dos discentes no aprofundamento do
conteúdo e na seleção de estratégias em livros, artigos, sites,
etc. Por fim, as disciplinas dos cursos de licenciatura devem
reservar maior espaço em seus planejamentos às aulas práticas e ao
exercício docente.
Críticas e sugestões:
bbheart@bbheart.com.br
|